O MODERNISMO DOMESTICADO DE RICHARD NEUTRA


Assim como Breuer, comentado semanas atrás, Richard Neutra (pronuncia-se “nóitra”) foi mais um europeu que imigrou para os Estados Unidos, embora não tenha ido por causa da guerra. Nascido em Viena em 1892, ele foi para Chicago em 1923 e se estabeleceu finalmente em Los Angeles em 1925.

Trago Neutra à atenção de vocês por uma razão: a arquitetura dele contradiz a maioria das críticas que se faz em relação à arquitetura moderna quando aplicada à moradia.

Dono de uma obra extensa e bem sucedida, penso que o melhor Neutra aparece nas residências que construiu. E não necessariamente nas mansões, que foram muitas, mas nas casas médias e pequenas, para famílias normais. Nessas casas encontramos a mesma economia de meios, clareza e racionalidade, combinadas com uma integração fantástica com a natureza circundante, com o uso de materiais naturais, com alta qualidade construtiva –responsabilidade tanto do projeto quanto do trabalho do construtor— e com uma constante preocupação com a habitabilidade.

Essas casas se abrem para o exterior, permitindo que os jardins penetrem visualmente e literalmente no espaço habitável. Ao mesmo tempo, o interior é protegido contra o excesso de sol por meio de beirais (extensões da cobertura) e ventilação cruzada.

Como uma casa envidraçada pode perder privacidade à noite, tornando-se uma vitrine, Neutra inventou um sistema que permitia que se mantivesse as cortinas recolhidas sem que o interior fosse devassado: lâmpadas fluorecescentes embutidas nos beirais criavam reflexos para os que observassem a casa desde a rua, impedindo que se visse o interior e mantendo a possibilidade de aproveitar vistas muitas vezes fantásticas do entorno de LA.

_______
OBS.: Comentários são muito bem vindos e será um prazer respondê-los mas, por favor, identifique-se, para eu poder saber com quem estou me comunicando. Obrigado.






4 comentários:

Edson Mahfuz disse...

valeu, emiliano. bela contribuição.

Felipe Schneider disse...

Edson,

Essa técnica de iluminar as fachadas de vidro por fora com luz fluorescente... tu viu isso em algum lugar, funcionando? Tem imagens disso?

Felipe.

Edson Mahfuz disse...

encontrei isso no livro: Richard Neutra. Un lugar oara el orden, de José Vela Castillo. há algumas fotos em preto e branco, infelizmente imagens diárias. seria interessante ver fotos noturnas mostrando a solução, mas procurei e n encontrei. quem sabe na fundação neutra.

Laura disse...

Adorei o Post sobre o Neutra, era o que eu realmente estava procurando...
Faço história e teoria II em arquitetura e a nossa professora nos deu a tarefa de pesquisar e incorporar um arquiteto modernista... Durante essa semana serei o Richard Neutra :D

Eu encontrei um video sobre ele no youtube "http://www.youtube.com/watch?v=nKT_s2Algx0" se lhe interessar.

Até mais.